Busca:
Notícias Notícias:
Publicada em 11/11/2019 às 10:58
Tartaruga põe ovos na Praia da Barra da Tijuca, no Rio; ninho é cercado
Tartaruga põe ovos na Praia da Barra da Tijuca, no Rio; ninho é cercado
foto: Divulgação
  • Tartaruga põe ovos na Praia da Barra da Tijuca, no Rio; ninho é cercado
  • Tartaruga põe ovos na Praia da Barra da Tijuca, no Rio; ninho é cercado



Uma tartaruga-cabeçuda escolheu a areia da Praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para pôr seus ovos. A capital não costuma receber desovas, mais comuns no Norte Fluminense.

O ninho foi descoberto no fim da tarde de quinta-feira (7) e desde então está cercado, com um pedido para que não mexam. Guardas municipais e bombeiros também vigiam o espaço.

Suzana Guimarães, coordenadora regional do projeto Aruanã Tartarugas Marinhas, da Universidade Federal Fluminense (UFF), está monitorando os ovos diariamente. Não é certo que dali sairão tartaruguinhas, pois não se sabe se a mãe foi fecundada — o jeito será esperar.


Expectativa

O tempo de incubação dos ovos demora de 45 a 60 dias. “Depende da temperatura neste tempo. Quanto mais alta, mais rápido”, ensina Suzana.

“Estamos no pico da temporada de desova de tartaruga-cabeçuda”, explica Suzana. “O Norte Fluminense é uma das áreas prioritárias de desova desta espécie no Brasil”, prossegue.

“Essa fêmea poderia estar em rota migratória e acabou colocando um ninho aqui, já que uma parte dos ovos já estava madura”, detalha.

Suzana lembra que em 2015 ocorreu uma desova em Maricá, e, em 2017, na Praia de Itaipu, Niterói.

« leia mais notícias

fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/11/11/tartaruga-poe-ovos-na-praia-da-barra-da-tijuca-no-rio-ninho-e-cercado.ghtml

Cadastre-se para receber a nossa newsletter: